Como E Quando Surgiu O Catolicismo

· 4 min read
Como E Quando Surgiu O Catolicismo

Tanto o Instituto Datafolha quanto o Ipec (ex-Ibope) mostram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a frente do presidente Jair Bolsonaro na corrida pelo Palácio do Planalto. Um dos pontos em que os dados também convergem é sobre como o eleitorado católico e evangélico vem se dividindo nestas eleições. O Magistério da Igreja, sob a assistência do Espírito Santo, conserva e interpreta essa Revelação (cf Jo16, 12-13; Lc 22,32; Jo 21,15). Falar da Tradição da Igreja não é falar de simples costumes que se perpetuam na vida da Igreja.

  • No reino visigótico, a vida religiosa do clero revitalizou-se no século VII com a convocação de numerosos sínodos.
  • Os próprios pinheiros estavam intensamente presentes nos mitos religiosos dos pagãos dos países bálticos, que cortavam a árvore, levavam para suas casas e a enfeitavam.
  • Nos reinos dos visigodos e dos francos, ao lado da eleição feita pelo metropolita e avalizada pelo povo, exigia-se desde o século VI a confirmação real para o episcopado.
  • Segundo consta nos ensinamentos católicos, a origem de sua igreja está relacionada ao nascimento de Jesus Cristo, líder judeu que promoveu uma nova prática religiosa universalista destinada à salvação de toda a humanidade.



A dissidência contra o poder e as políticas da igreja acabou levando a grandes divisões de fé na Idade Média, muitas vezes resultando em revoluções ensanguentadas. A associação da Igreja com o Estado resultou num regalismo que entrou pela República e tornou bastante próximas autoridades civis e autoridades eclesiásticas. A partir do Concílio Vaticano II e no Brasil a partir dos governos militares, a situação da Igreja mudou.



A Morte Misteriosa Da Jovem Que Virou “santa”


Atualmente, estima-se que tenha cerca de 2,2 bilhões de adeptos, o que representa 29% da população mundial. A história do Cristianismo começa com vinda de Jesus à Terra, há pouco mais de dois mil anos. Assim, a contagem de tempo cristã inicia após o nascimento de Jesus.  http://bit.ly/3AySchj  as referências às associações sem fins lucrativos, evita-se o vínculo com os Arautos do Evangelho, assim como as menções a Clá Dias,  Plinio ou sua mãe, Lucília. De acordo com ex-integrantes da organização religiosa, a ideia é afastar a imagem polêmica dos Arautos e da TFP das campanhas de arrecadação.

  • Como consequência dessa perseguição, Jesus foi morto, pregado na cruz, aos 33 anos.
  • Padres e bispos casados preocupavam-se por vezes mais com sua família do que com o ministério pastoral.
  • Suas origens remontam ao início do cristianismo (século 1), com o nascimento de Jesus Cristo, filho de Deus Pai, nascido por obra do Espírito Santo, sendo o Filho de Deus encarnado entre os seres humanos para salvar esta humanidade da condenação eterna.
  • Nessa época, os primeiros cristãos tiveram que enfrentar a oposição ferrenha das autoridades romanas que controlavam toda Palestina.


O centralismo romano aumentou o espírito conservador e autoritário da igreja, preocupada na época em defender-se contra o avanço protestante e contra a mentalidade humanista. No século XIX, o poder centralizador da Cúria foi reforçado ainda mais, tornando-se os bispos simples agentes das orientações da Santa Sé. O Concílio de Trento representou, sem dúvida, um evento de excepcional importância da Igreja Católica e suas repercussões se prolongaram pelos séculos seguintes. Em 1587, o papa estabeleceu também em 15 o número de congregações romanas na Cúria, como instrumento para implantar a reforma na igreja. Mereceram especial referência a congregação dos bispos, dos religiosos, dos ritos e dos estudos eclesiásticos. Os cristãos da maior parte das igrejas, incluindo a maioria dos protestantes, afirmam a sua fé “numa única santa Igreja católica e apostólica”.

Principais Características Do Cristianismo


No catolicismo, a Páscoa é uma das datas mais importantes, afinal, lembra a Ressurreição de Jesus Cristo. É por tamanho significado que celebramos com uma grande festa e, claro, com a prática de diversos costumes. Também se deve dizer que nem os Santos – invocados pêlos fiéis católicos – fazem concorrência a Jesus Cristo, pois a intercessão em favor dos irmãos é também graça que o Senhor Jesus concede, de modo a ser sempre Ele a única fonte de todo bem e de toda a salvação. Seria preciso documentar a afirmação de que o filho (anônimo?) de  https://www.mundodoscatolicos.com.br/  mandou matar os adoradores de ídolos. Aliás, para dar base à tese de que  no século IV o Cristianismo se paganizou, J. Santana cita “a Escola Pastoral Catequética da Arquidiocese do Rio de Janeiro e sua apostila”, onde se leria que “muita coisa surgiu de errado quando o poder temporal passou a mandar em certos setores da Igreja”.

  • A grande presença do catolicismo durante o período medieval começou a sofrer um expressivo abalo quando os movimentos heréticos da Baixa Idade Média e, séculos depois, o Movimento Protestante, questionaram o monopólio religioso e intelectual de seus clérigos.
  • Há neste país um radicalismo pós-colonial que vê o cristianismo, e o catolicismo especificamente, como uma espécie de epidemia trazida pelos missionários europeus.
  • A afirmação política da Santa Sé conduziu os papas a diversos conflitos com reis e príncipes.